terça-feira, 3 de novembro de 2009

ACADÊMICO, NA HORA DE FAZER SEU PROJETO DE PESQUISA SAIBA DEFINIR BEM O PROBLEMA.

A definição do problema em um projeto de pesquisa é o primeiro passo para que  o nosso objeto de estudo tenha clareza nos objetivos e nas ações que devem ser realizadas . Muitos estudantes se confundem e não sabem definir o que realmente querem pesquisar. Na verdade, o problema é realmente um problema encontrado na área em que estamos estudando, mas parece que a maioria não sabe descrever isso, principlamente no momento de escrever o problema no projeto. A maior dificuldade encontra-se justamente no momento de ESCREVER.
Para esclarecer os estudantes, podemos até citar essa dificuldade como exemplo de um problema de pesquisa. Isso porque o problema de um projeto relaciona-se com uma dúvida que temos a respeito de algum elemento temático, isto é, às vezes conhecemos o tema em geral, mas há algo específico sobre ele que não temos ainda um conehcimento amplo. A necessidade de conhecer é que formula o problema. Vejamos como o problema de não saber definir o problema do projeto pode ser exemplo:
Sabemos que todo acadêmico necessita elaborar projetos de pesquisa, em qualquer área que esteja estudando. Sabemos também que quem estuda uma área sabe, pelo menos, os temas genéricos desta. No entanto, há fatos, objetos, casos, fatores e indicações que podem estar ainda desconhecidos. É aí onde nascem os problemas das pesquisas. Nesse caso, quando adentramos à realidade de que muitos acadêmicos sentem dificuldades para definir os seus problemas de pesquisa, podemos ver que ainda há algo desconhecido nesse campo. A pergunta que nortearia um projeto de pesquisa nesse sentido seria: Por que os estudantes acadêmicos sentem tanta dificuldade de delimitar o problema de pesquisa? Está aí um problema que precisa ser investigado para poder se ter sustentação teórica viável que se possa responder satisfastoriamente à pergunta, ampliar nosso conhecimento acerca do assunto e abrir-se espaços para a resolução deste problema.
As respostas à pergunta do problema é o que abre caminho, tanto para análises mais profundas quanto para a discussão e ampliação de outras pesquisas que fundamentem e acionem a demonstração de mecanismos para a solução.
A nossa intenção é tão somente esclarecer os estudantes, diante do pouco conhecimento que temos acerca da Metodologia do Trabalho Científico, para que estes diminuam o sofrimento e o estresse causado pela ansiedade que surge no momento de elaborarem seus projetos de pesquisa.


Mônica Freitas

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