sábado, 12 de dezembro de 2009

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO



Está acontecendo desde ontem, dia 11 de dezembro de 2009 o II Fórum Regional de Educação do Campo, desta vez com o título Território Sertão do Apodi. O evento está acontecendo na cida de Caraúbas e  tem a participação ds diversos municípios das jurisdição de três Direds: Apodi, Umarizal e Mossoró. A programação do evento traz como tema geral "Educação do Campo: Quebrando Paradigmas, Construindo um Nova Prática", que inclui dicussões acerda da possibilidade de se quebrar paradigmas com relação aos investimentos, aquisição de recursos e inovação na prática pedagógica das escolas que funcionam nas zonas rurais e/ou campesinas. Isso inclui estudos e implementações de novas concepções sobre a qualidade da educação e de sua função emancipadora para as populações que reseidem em áreas distanciadas da convivência urbana.
O pimeiro evento deste porte relizou-se ano passado na cidade de Serra do Mel, o que rendeu para as escolas do campo daquela região o investimento e o planejamento de projetos educacionais voltados para os arranjos de produção ali pssíveis d acordo com a Geografia produtiva da região. A escola do campo que está sendo reivindicada e planejada pelo Núcleo de Educação do Campo do RN, que funciona sob a coordenação da professora Ednaide de Souza Rego Pinto, pleiteia uma prática pedagógica que possibilite um trabalho educativo inserido no contexto teórico do desenvolvimento sustentável.
No evento desses dois dias em Caraúbas, no Arena Casa Show, estão sendo contemplados mais de 30 municípios da região do Médio e Alto Oeste potiguar. Os orgnizadores do fórum são os membros  da    12ª (Mossoró), 13ª (Apodi) e 14ª (Umarizal) Direds, com suas respectivas diretoras Profª Célida Maria Linhares Lima Leite, Profª Raimunda Ferreira Freire e Profª Maria Eunice de Oliveira Medeiros. O apoio do evento é das prefeituras do Território Sertão do Apodi, enquanto que as parcerias ficam por conta de universidades e, insituições e movimentos sociais como UFRN, UERN, IFRN, SEARA, FETARN, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros.
Entre os concidados para o debate e as proferições sobre os subtemas do evento estão: O Secretário de Educação do RN professor Ruy Pereira, Professor Eduardo Góes Coordenador do Projovem Campo - Saberes da Terra, Profª Adelaide Pereira secretári da Resabe e o professor Nilton Gomes da Silva coordenador estdual de Educação do Campo de Pernanbuco.

No primero dia, a programação contou com discussão sobre:

* Por uma política pública de Educação do Campo: Construindo um projeto com identidade política e pedagógica; (Prof. Eduardo Góes)
* Planos e ações para a educação no Território Sertão do Apodi (Prof. Ruy Pereira e Profª Maria Lúcia da CODESE);
* Programas, projetos e ações (prof. Eduard Góes);
* Desenvolvimento Sustentável: uma aboirdagem cultural e sócioambiental (Prof. Josivan Barbosa)

Além das palestras, houve uma noite cultural com apresentações teatrais, Forró Pé de Serra com Caçula Benevides e exposição em stands.


No segundo dia, que acontece hoje dia 12, a programação é a seguinte:

* Oficinas pedagógicas com os particpantes sobre os diversos temas que envolvem  Educação do Campo;
* Plenária deliberativa para a produção de documento reivindicatório, a Carta de /Caraúbas ao MEC.
* Ato solene de encerramento, com a presença da Governadora do RN, profª Vilma de Farias.

Mônica Freitas

Nenhum comentário: