sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

UM NATAL SEM PAPAI NOEL, MAS COM CRISTO

Culturalmente, em nosso país e em muitos outros espalhados nos cinco continentes do Globo Terrestre podemos observar que nesta época do ano tudo se volta para o tão sonhado Espírito Natalino. Segundo a filosofia disseminada em todos os cantos e recantos, esse espírito é carregado de sentimentos que enaltecem a vida humana, isto é, que enobrecem os corações: solidariedade, amor, paz, generosidade, e, principalmente a alegoria secular do Papai Noel. É assim que se celebra o Natal.
É interessante que, a cada dia que passa o real sentido do Natal se disvirtua tanto e não se percebe o marco histórico que criou, fez surgir a ideia de se vivenciar o período natalino que foi o nascimento de Jesus Cristo. Aliás, a palavra Natal, etimologicamente tem sentido de nascimento, no caso deste fato, o nascimento de Jesus, que foi enviado com um objetivo definido por Deus: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, o Senhor Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crê, não se perca, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
Como vemos, o Natal é realmente tempo de celebrar o aniversário desta dádiva de Deus para nós seres humanos: Jesus Cristo, o salvador e não para se vivenciar um contexto que tem se transformado exageradamente em campanhas publicitárias envolvendo somente símbolos, luzes e personagens que deixam evidente o desprezo do sentido real natalino para a vivência de outros propósitos: a compra de presentes, a exuberância da imagem do Papai Noel, das luzes, dos presentes que são comprados, distribuídos para crianças de forma a encobrir as reais necessidades que o povo tem de Deus e de respeito político e social.
Não discordo da celebração do Natal, acho isso fundamental para a cultura cristã, porém é preciso apresentar ao povo o verdadeiro aniversariante que é Jesus Cristo e não o Papai Noel. Sem este podemos celebrar o Natal verdadeiro e assim ser bem mais fácil vivenciar a paz aos homens de boa vontade, como foi anunciado aos Reis Magos por ocasião do nascimento de Jesus Cristo. 

Nenhum comentário: