quarta-feira, 23 de março de 2011

De um lado ou de outro, o Campus da UERN para Apodi será bem-vindo




A Prefeita de Apodi, a professora Gorete Pinto anunciou nesta terça feira, dia 22 de março, a doação de um terreno para a construção do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no nosso município. De imediato, poderíamos, como pessoa de livre espírito democrático, criticar a atitude da prefeita pelo anúncio, justamente por sabermos que há um projeto idealizado pelo Deputado Fábio Farias, que incluiu no orçamento do Estado, para 2011, um montante em dinheiro para a construção do Campus. 

No entanto, enquanto apodiense que vislumbra o desenvolvimento deste município, que tanto tem passado ao esquecimento dos políticos, o meu sentimento é de alegria, e incluo, se for o caso, neste contentamento, o fato de haver a possibilidade da união de forças para a construção deste Campus. Na verdade, o que importa é termos em mãos a oportunidade de conquistar um dos nossos objetos de luta. Para mim não importa se a prefeita pegou carona, se a ela fica reservado o direito de anunciar, se é por meio dela que ficamos sabendo disso. O mais importante é que o projeto seja executado e a universidade venha a ser um fato real e não mais sonhado. 

Acho que o não cumprimento da meta de construção desse Campus já serviu demais como tema de debates opositores, na maioria das vezes sem que haja nenhuma intenção de conquista, mas apenas de estarem criticando um ou outro partido ou grupo político. Outro fato que chama a atenção é que, sendo ou não Fábio Farias o autor da vinda do dinheiro, qualquer anúncio de obra, seja Estadual ou Federal, só pode ser feito mesmo pela prefeita, ela é a representante do poder executivo e é a ela que se recerva esse direito. Temos que admitir isto. 

Além disso, acho que a falta de benefícios ao nosso município, até hoje, tem sido obra específica dessas atitudes ante-desenvolvimento que alguns grupos apodienses têm tomado. É de praxe, quando algo vem para Apodi, já se fica procurando quem é o autor da obra, e muitas vezes o "boicote" de grupos políticos tem prejudicado a finalização de muitos projetos. Muitos colocam a questão da UFERSA como exemplo disso e, é bem provável que seja verdade. E se tiver realmente acontecido isso, que não se repita com a vinda da UERN. 

Acredito que, a execução do projeto de construção do Campus da UERN será bem-vindo sem se considerar de qual partido ou grupo ele venha, porque é uma necessidade do povo, dos estudantes, de nós mães e pais que só conseguem dormir em paz quando nossos filhos universitários retornam às nossas casas já quase na madrugada.

Deixo o apelo à classe política de Apodi:

Por favor, não atrapalhem o desenvolvimento da nossa terra por causa de interesses puramente "eleitoreiros" porque um dia o povo pode agir de forma surpreendente com vocês.

Nenhum comentário: