terça-feira, 29 de março de 2011

A vitória da nação forrozeira é a derrota da cidadania

O texto é de Edmilson Lopes Júnior - De Natal (RN) - (Reproduzido do blog Apodiário)

Transito em muitos lugares da região metropolitana de Natal. O que me chama a atenção nos bairros populares, ou das classes médias baixas, para continuar no mesmo terreno precário da imprecisão sociológica, é a potência dos aparelhos de som que ocupam espaços que deveriam ser públicos. São carros populares, ou nem tão populares assim, como picapes cabine duplas, com potentes estruturas de som em cima de calçadas ou canteiros de ruas. E aí somos todos obrigados - transeuntes e azarados vizinhos - a ouvir uma barulheira que somente com muita generosidade e espírito pluralista poderíamos definir como "música". Destacam-se, nessa terra de ninguém, os grupos de forró.
O que acontece na periferia da capital do Rio Grande do Norte é apenas uma amostra do que corre solto nas pequenas e médias cidades do interior do Nordeste. Nestas, moças e rapazes com algum dinheiro no bolso atormentam a vida de todos. Som alto e bebedeiras até a madrugada, eis o novo padrão de comportamento da juventude nordestina. No agreste e no sertão.
Para completar, além dos carros com som nas alturas, temos canteiros de ruas e praças, onde deveriam existir equipamentos de uso coletivo para crianças e adolescentes, tomados por botecos nos quais se vendem cervejas, cachaça e churrasquinho. Neles, o som advém de aparelhos de DVD acoplados a pequenos telões. O mesmo som se difunde, com o acompanhamento, na tela, das imagens de loiras de farmácia em suas duvidosas performances. E as letras? Parece-me que, hoje, não se pode mais fazer uma letra de forró sem as palavras "puta", "raparigueiro", "cabaré" e "cachaça". Miséria total!
Em Parnamirim, onde moro, esses elementos dominam a paisagem. Não raro, na proximidade de colégios públicos e privados. No lugar onde deveriam estar crianças brincando, encontramos marmanjos e candidatas derrotadas a patricinhas bebendo e se rebolando. De vez em quando, gritos primais e vivas à "nação forrozeira". Quem consegue ouvir, uma música apenas, de um das bandas de forró, sabe que essa é a nação do deboche e do mau gosto. Mas, parece-me, é uma nação vitoriosa. Para a sua supremacia conta com a omissão do ministério público e a cumplicidade demagógica das autoridades municipais.
Se gosto se discute, como nos ensina o sociólogo Pierre Bourdieu, o mau gosto musical que domina as nossas paisagens merece uma profunda discussão. Se não por outros motivos, pelo menos porque o domínio da tal "nação forrozeira" sobre o espaço público é, com certeza, mais uma expressão da derrota da cidadania entre nós.
Edmilson Lopes Júnior é professor de sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 Nosso pensamento: Qualquer pessoa de bom senso, sem mesmo ter muito conhecimento sobre música e o prazer que ela pode produzir na alma humana sabe que esste tal "forró" que inventaram para a dita "Nação Forrozeira" não faz o mesmo efeito que a boa música  faz na alma humana. O resultado disto está justamente na forma como o jovem se comporta depois que esse tipo de música invadiu as paradas de sucesso.

Nenhum comentário: