quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fábio Faria é acusado de usar dinheiro público para bancar passagens de artistas famosos

Bruno Barreto Editor de Política

O site Congresso em Foco publicou na última segunda-feira uma denúncia contra o deputado federal Fábio Faria (PMN) acusando-o de usar dinheiro de sua verba de gabinete para comprar passagens para a ex-modelo e apresentadora de TV Adriane Galisteu.

De acordo com as contas do site, o parlamentar teria pago sete viagens da ex-namorada e sua mãe, Emma Galisteu, entre 2007 e 2008. A reportagem identificou uma viagem entre Miami (EUA) e Guarulhos (SP).

Além de Adriane Galisteu, outras celebridades teriam se beneficiado com passagens pagas pelo gabinete do deputado conforme o site: Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo. Os três vieram a Natal em 30 de novembro de 2007 a convite de Fábio Faria para participarem do camarote da Academia Athlética, de propriedade do deputado. O camarote é um dos mais concorridos do Carnatal, o carnaval fora de época da capital potiguar. Os ingressos variam de R$ 500 a R$ 700 pela temporada. Além do trio, a arquiteta Viviane Teles, responsável pela decoração do camarote, também teve viagens a Natal custeadas pelo gabinete de Fábio Faria. Ainda tiveram passagens pagas pela cota do peemenista outras três pessoas ligadas ao mundo das celebridades: o estilista Ian Acioli, a joalheira Roseli Duque e o jornalista Nelson Sacho, assessor de imprensa de Adriane Galisteu.

Na mesma data chegaram a ser expedidas passagens para outras celebridades: Débora Secco, Preta Gil e Priscila Fantim, sendo esta última também ex-namorada do parlamentar. Nessa leva as passagens foram canceladas.

O assessor de imprensa de Adriane Galisteu afirmou que ela mesma paga suas passagens. Em seguida, ele admitiu o contrário: "Teve momentos em que até pagou para ele. Mas quando eles estavam namorando teve momentos em que, de repente, ele pagou".

Em nota, deputado federal admite fato e garante ter ressarcido cofres públicos

O deputado Fábio Faria, por meio de sua assessoria de imprensa, encaminhou ao e-mail do jornal O Mossoroense uma nota na qual se defende das acusações apontadas pelo site Congresso em Foco.

O parlamentar afirma ter sido vítima de erro do corpo técnico de seu gabinete e que ressarciu os cofres públicos no momento em que soube que os pagamentos seriam irregulares. Segue a nota: "Desde que assumi meu mandato como deputado federal, defini como uma das minhas prioridades atuar com transparência e com probidade nos meus atos parlamentares.

A questão relativa à emissão de passagens aéreas é uma atribuição administrativa com a qual nunca lidei pessoalmente, deixando os detalhes dessa tarefa burocrática a cargo do corpo técnico de meu gabinete.

O que cabia a mim, politicamente, era definir uma postura geral para lidar não apenas com essa, mas com todas as outras questões concernentes ao meu mandato: tudo devia, deve e deverá ser feito de acordo com o mais escrupuloso respeito à lei e a transparência dos atos públicos. Prova disso é que a imprensa noticiou os gastos com passagens referentes ao meu gabinete.

Todavia, diante das recentes discussões sobre as normas vigentes na Câmara dos Deputados, tomei a iniciativa de determinar um reexame de todos os itens de despesa de meu gabinete, incluindo a questão da emissão de passagens aéreas.

Quero informar que as falhas pontuais já constatadas foram devida e prontamente corrigidas, com o consequente reembolso à Câmara.

Quero deixar consignada minha posição política sobre qualquer questão relativa a dispêndios realizados no exercício de função pública. Acredito que qualquer falha administrativa deve ser imediatamente corrigida, assim que identificada. E isso é o que farei, em qualquer situação.

Meu compromisso é com estrito cumprimento da lei. Sempre orientei o corpo técnico de meu gabinete para que atuasse em consonância com os documentos legais em vigor.

Quero finalizar ressaltando que caso haja questionamentos, estes merecem os devidos esclarecimentos como agora faço, tendo a certeza de que minhas ações sempre foram norteadas pelo cumprimento rigoroso da legislação em vigor. De qualquer modo, afirmo que assumirei qualquer responsabilidade sobre falhas pontuais, assim como estarei sempre comprometido com sua imediata correção".

Bruno Barreto Editor de Política

Fonte: Jornal o Mossoroense

Nenhum comentário: