domingo, 15 de novembro de 2009

UERN É A SEGUNDA MELHOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORDESTE

Dezenas de alunos universitários realizaram no domingo passado, 7, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicadas aos alunos dos cursos de graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Um dos objetivos da prova é diagnosticar o nível dos cursos superiores das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Além disso, o resultado do Enade também é utilizado como indicador para o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado anualmente pelo Ministério da Educação, que leva em consideração a situação em produção acadêmica, infraestrutura e desempenho dos docentes e discentes das nossas universidades.
No último resultado publicado pelo Mec, em meados deste ano, as universidades públicas de Mossoró tiveram desempenho mediano, porém com destaque em relação às instituições públicas (Federal e Estadual) e particulares da Região Nordeste.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por exemplo, obteve o segundo melhor resultado quando comparada com outras universidades da região que são mantidas pelo Estado. A Universidade Estadual da Bahia lidera a lista entre as instituições estaduais do Nordeste.
Já a Universidade Federal do RN (UFRN) teve o melhor desempenho em relação a todas as universidades do Estado. Ela lidera a lista das 11 instituições avaliadas com uma nota de 333 pontos. A nota varia de 0 a 500. O desempenho da instituição atribuiu-lhe um conceito 4 - do máximo de cinco - sendo a única a atingir essa cifra. Em seguida vem a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com conceito 3 (três), obtido por 282 pontos.
No ranking geral das instituições do RN, a Uern aparece em sexto lugar, antecedida ainda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (FARN) e Universidade Potiguar (Unp), respectivamente 3.°, 4.° e 5.° lugar.
A base da lista é ocupada pela Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN), com conceito 2 e apenas 168 pontos. Já, a Faculdade Mater Christi ficou em décimo lugar, também com conceito 2 (dois), alcançados com 191 pontos.
O resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e as instituições não podem abrir campi, novos cursos ou ampliar vagas até melhorar a qualidade do ensino.
Destaque para quadro acadêmico
O resultado é comemorado pela Uern, que, de acordo com seu reitor, professor Milton Marques de Medeiros, o resultado é fruto de investimentos na qualificação do quadro de professores e investimentos em melhorias nas estruturas da instituição.
"Temos ampliado a nossa cobertura no âmbito acadêmico", reforça Milton Marques, explanando que nos últimos anos foram admitidos mais de 300 novos professores, a grande maioria com titulação de mestrado e doutorado. "O principal conteúdo produzido pela universidade é o conhecimento e nós temos investido nisso, a partir do momento que valorizamos a qualificação acadêmica", diz o reitor.
Na avaliação da instituição, um reflexo do bom desempenho da instituição é o vestibular. "Hoje nós temos curso com uma concorrência superior a 70 candidatos disputando uma vaga. Isso mostra o quanto a Uern tem sido procurada", reforça ele.
A Uern não foi avaliada por nenhum curso de pós-graduação, pois nenhuma turma das atuais existentes concluiu o curso de pós-graduação. "É provável que nosso desempenho seja ainda melhor, pois nesse primeiro momento não foi considerado os cursos de pós".



Fonte: Jornal de Fato 





Nenhum comentário: