sexta-feira, 23 de abril de 2010

E PARA COMPLETAR A DESVALORIZAÇÃO SÓ FALTAVA ESSA

Lendo o blog do meu amigo Diassis, o tão conhecido apodibaixodopano, tive a oportunidade de tomar conhecimento dos indícios de irregularidade na execução do programa de formação para professores o PLATAFORMA FREIRE na cidade de Apodi. 
 
Ora, tal programa faz parte da já limitada política de valorização ao magistério implantada pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e é destinado àqueles professores que ainda não têm a formação superior adequada para a função letiva que executa na sala de aula. 
 
Isso significa dizer que, um professor ou uma professora que está em sala de aula da Educação Infantil ou Ensino Fundamental até o 5º ano e que ainda não tenha o diploma do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, terá oportunidade de adquirir, estudando pelo Programa Plataforma Freire que oferece tal curso,dentre outros com condições distintas de participação. 
 
Segundo o blog apodibaixodopano estaria há indícios de irregularidades em Apodi e a desconfiança é de que funcionários que não estão em sala de aula estão sendo beneficiados. Sendo assim, cadavez mais fica difícil alguma mudança concreta na qualidade de ensino, já que o currículo do curso de Pedagogia é atualmente adequado às mudanças que necessitam ser feitas na prática do professor. Tal currículo oferece referenciais teóricos significativos que até podem despertar o senso crítico do professor para lutar pela sua valorização. E como é que se quer mudar a cara da formação educacional que aí está se o direito do professor que está em sala é negado e dado a outra pessoa que muitas vezes nem exerce seu trabalho? 

Fica a pergunta no ar para quem tiver coragem responder. Eu não me arrisco porque senão vou ter que apontar uma extensa gama de consequências para as nossas crianças que estão na escola, para a prática em sala de aula e para os efeitos na sociedade.


Nenhum comentário: