quarta-feira, 21 de abril de 2010

VOLTANDO A ESCREVER NO MEU BLOG SÓ PARA FALAR DE EDUCAÇÃO

Fazia tempo que eu não me dedicava a escrever neste meu espaço, criado apenas para registrar muitos dos meus pontos de vista sobre a vida e os demais temas que a envolvem. Faço isto porque é uma das minhas atividades que me levam à uma viagem prazerosa.

Esclareço que durante o tempo que não escrevi no Portal das Letras Poty deixei minhas "marquinhas" argumentativas, descritivas ou narrativas em outros suportes textuais.
Só que hoje, especificamente neste momento surgiu-me a ideia de escrever justamente acerca de um assunto que tem sido alvo de muitas discussões. São muitos os pontos de vista acerca de assuntos que se referem à educação, ainda mais quando percebe-se que atualmente ela não tem muitos bons resultados, uma vez que a nossa sociedade a cada dia demonstra o despreparo de seus membros.

Mas, é bom que se observem os muitos aspectos que envovlem a formação humana. Somos uma espécie que sempre dependeu de aspectos históricos e culturais para poder tomar as atitudes e desenvolver as atividades sociais. Isto signifcia dizer que, as descobertas que vão sendo apontadas, os costumes, as culturas que vão sendo introduzidas a partir do conhecimento que é acumulado é o que rege as relações sociais e, portanto, é também o que rege as transformações que devem ser implementadas nos diversos campos que envolvem a vida humana em sociedade, em família, nas instituições...

Sendo assim, falar de educação nos dias atuais, significa falar de mudanças, de muitas mudanças, não somente na forma de se organizar as políticas que investem finaceiramente os recursos, mas de concepções que vão além das simples discussões que pairam nas salas de professores ou nos debates promovidos em estudos de pequenos grupos. Essas mudanças devem ser visualizadas de uma forma geral para as particulares.

Quero assim dizer que há especificidades que não podem deixar de ser consideradas para que a educação obtenha sucesso como ferramenta de uso pessoal, social e coletivo. Esclarecendo melhor, quando falamos em Educação, apontamos ao debate um tema abrangente, pois esta é o lugar de formação de habilidades, capacidades e competências para a vida humana dentro de um determinado contexto.

Se formos analisar por este ângulo e se colocarmos o nosso país e nossa sociedade como o espaço visualizado, percebemos que vivemos um contexto um tanto quanto complexo: uma sociedade carregada de conflitos e de problemas sociais, políticos e econômicos, mas também inserido no âmbito dos avanços científicos e tecnológicos e inegavelmente num espaço territorial rico, porém mal explorado e mal amado, falando politicamente.

É aí que a Educação da nossa nação torna-se complexa e digna de uma revisão/transformação radical. Até então, é lamentável mas é inegável, a concepção que mais parece continuar é de que educar se restringe à escola e que esta se restringe mais ainda, indicando um ensino mecânico, centrado em conteúdos que preparam apenas o mínimo das pessoas para a competitividade capitalista. Estamos esquecendo de formar o HOMEM PARA A VIDA, mesmo que este tenha sido tema de discussão constante.

Só para ilustrar minhas colocações questiono:

Como é que um professor de escola pública, na qual não podemos negar já estão presentes todas as ferramentas tecno-informáticas, mas estas não são usadas por ele (porque muitas vezes por não saber usar) para preparar os alunos ao uso mais adequado destas, incluindo-se a possibilidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita, consideradas as principais competências para se viver nesse contexto complexo consegue atingir o objetivo de FORMAÇÃO HUMANA necessário à nossa sociedade?

Esta pergunta é intrigante e merece de muita atenção por todos nós professores. Precisamos encontrar uma resposta ou do contrário começarmos a aprender a dominar o uso da tecnologia na escola, porque se não for nesse espaço as crianças aprendem "errado" em casa mesmo.

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