segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O QUE ESTÁ CERTO OU O QUE ESTÁ ERRADO QUANDO SE TRATA DO USO DA LÍNGUA?



É comum observarmos a atenção que as pessoas usuárias de uma língua têm de registrar quando alguém "erra" ao falar ou ao escrever as palavras. Na Língua Portuguesa não é diferente. A observação dos "erros" cometidos por outrem é constante. E com o sucesso dos blogs na região, o que mais se vê é aqui e ali os blogueiros se desviarem da chamada "norma culta" ou "dialeto padrão". Este último termo mais usado por linguístas atuais. 

Pois bem, a verdade é que temos muito o que aprender sobre o uso da língua. Esta, após estudos linguísticos alavancados a partir da década de 1960, não pode mais ser entendida como um fenômeno uniforme, ou seja, que funciona bem somente de uma maneira, como é o caso de se acreditar que somente a norma culta está correta. A partir desses estudos, avaliou-se que a língua é diversa, tem variações que ocorrem de formas específicas a cada região, de acordo com a evolução histórico-cultural da língua, do uso das palavras, além disso, há também uma diversidade de situações comunicativas, nas quais esta língua pode ser usada da forma adequada a cada uma delas. 

Alguns estudiosos afirmam que não é possível usar a "norma culta" o tempo todo porque esta é apenas uma norma adequada a algumas situações comunicativas, não todas. E mesmo que fosse, a língua real, aquela que está presente no processo interativo das pessoas no cotidiano nunca, jamais esteve nem mesmo aproximada da norma culta. 

Exsite um brasileiro, estudioso em linguística que trata muito bem do assunto. Tem dedicado a sua vida acadêmica ais estudos sobre variação linguística no Brasil e em suas teses tem defendido a idealização de uma língua especificamente brasileira, pois diz que aqui falamos e escrevemos o "brasileiro". Este também tem lutado, como autor de teorias linguísticas, por um ensino de língua que valorize o fenômeno da variação e afirma ser este um fenômeno que tem explicações científicas em qualquer das suas manifestações.

Encontramos um artigo que revela muito do que escrevemos no seu site: www.marcosbagno.com.br, onde ele deixa à disposição seus textos e a indicação dos seus livros, todos tratando de temas referentes aos fenômenos linguísticos que envolvem a variação e ás atitudes preconceituosas que aspessoas tomam contra qulaquer manifestação de variantes. Muitas vezes essas atitudes são tomadas justamente pela falta de conhecimentos sobre a diversidade de uma língua.

Um dos seus textos que tratam do tema é NADA NA LÍNGUA É POR ACASO, veja o artigo na íntegra em http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=37

Nenhum comentário: