terça-feira, 15 de março de 2011

ABATE À POESIA



Dia de ontem, 14 de março de 2011, poetas reunidos no Mercado da Cobal localizado na cidade de Mossoró (RN), com a finalidade de apresentar um recital de poemas em comemoração ao dia que é dedicado à poesia. Infelizmente, a apresentação foi interrompida pela segurança do mercado. O gerente alegou a possibilidade de alguma ocorrência por causa da aglomeração de pessoas. 

Porém, eu aqui fico imaginando, será que foi mesmo isso ou o gerente da Cobal não gosta de poesia? Não é de se admorar que isso aconteça, pois atualmente poesia é objeto em extinção. Muita gente nem conhece mas já "pré-conceitua" como algo imprestável. Mas, valoriza-se  fundo letras musicais indecentes, incitadora da violência, do crime e do preconceito e se concebe isso como respeito à cultura. 

Os conceitos atuais são propagam valores invertidos da ética, da moral e dos aspectos culturais que mais embelezam a vida humana. A poesia é uma arte que dá brilho à reflexão sobre a vida, mas infelizmente a maioria prefere nem refletir sobre nada. Não sabemos mais onde vamos parar com tanta crueldade aplicada ao que tem de mais puro no ser humano: a capacidade de transformar reflexões em versos esteticamente cosntruídos. É um verdadeiro abate à poesia, algo que tanto embeleza a vida pela forma divertida de refletir nossos valores e sentimentos mais profundos.

Nenhum comentário: