terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CAPITÃO CARVALHO PEDE A OPINIÃO DO POVO PARA CIONAR MINISTÉRIO PÚBLICO A FIM DE IMPLANTAR MAIOR FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO EM APODI


O Capitão Carvalho tem trabalhado intensamente para trazer segurança à população do Apodi e regiões adjacentes. Tem prendido traficantes, atuado no combate ao crime e agora pede a opinião da população para implantar uma fiscalização maior no trânsito por meio de matéria, intitulada “TRÂNSITO” no blog da 3ª Companhia de Polícia Militar de Apodi. Ao visitar o blog, coisa que faço todos os dias, deparei-me com alguns comentários acerca do assunto e resolvi, a partir da leitura destes, expressar também a minha opinião e postá-la neste meu espaço. Vejam o que penso sobre o assunto:
Uma das frases mais escutadas nas ruas, esquinas, reuniões de amigos em bares ou até em conversas familiares é “No Brasil não exsite leis”. Às vezes fico escutando e analisando se realmente podemos pronunciar essa frase com tanta firmeza, assim como ela é pronunciada. O fato é que, mesmo sem estudado Direito, já tive a oportunidade de folhear (porque lê e decorar é impossível)  os livros que registram as leis do nosso País: a Constituição Federal (CF), o Código Penal (CP), o Código Civil (CC), o Código de Processo Civil (CPC), o Código de Processo Penal (CPP). Além destes, também é possível enumerar as tantas outras leis que são sancionadas a cada área e tema espe´cifico, como é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), inúmeras outras leis que são identificadas pela numeração e, entre estas tambémestá o Código de Trânsito, que determina a habilitação adequada, a sinalização e as penas para quem não obedece aos seus dispositivos. Depois de observar essa dimensão tamanha de leis, chego à conlcusão de que a frase mencionada com toda a certeza é dita sem que se faça uma reflexão cuidadosa.
 Na verdade, nós temos leis demais e estas não são cumpridas justamente por conta de, no momento da execução/aplicação de uma delas, os discursos e argumentos emdefesa disto ou daquilo, terem mais valor. Isso é tão óbvio que o brasileiro já ganhou tíutlos que deixam claramente essa caracteristica da nossa “pátria” implícita: “Eu sou brasileiro e não desisto nunca” (e aí vale qualquer luta por qualquer motivo), “O brasileiro tem sempre um jeitinho” (e como tem jeitos para burlar as leis, seja qual for o crime), e muitos outros indentificadores das artimanhas inventadas pelo brasileiro para se livrar da durezxa da lei, incluindo-se até mesmo os atos corruptivos de políticos pertencentes ao poder executivo, judiciário e legislativo. Ora, vejam só, no Brasil os que fazem as leis são so primeiros que as infringem, os que sancionam não fogem à regra e os que fazem cumprir (fato que ocorre em menor escala), também não ficam atrás (Quem não lembra do Juiz Nicolau e de alguns outros).
Diante de tal realidade, não há como negar  que o povo brasileiro precisa de uma coisa que até hoje tem sido negada: A EDUCAÇÃO. Isto é o que precisamos, ser educados para valorizar o bem-estar da coletividade, sem olhar primeiramente para algo simplesmente material e que só ensorbebece cada vez mais o ser humano: a ambição capitalista instalada no mundo ocidental. A cada dia que passa, essa “sina de visão ganaciosa” toma conta das pessoas e vejam só, ela é usada como argumento para não se cumprir leis.
É isso que ocorre em Apodi, fato ocasionado pela falta de visão política e economica, de estratégia político-adminstrativa para implantar um sistema educacional que faça o povo compreeder que as leis não são feitas para casos isolados, que visem o bem individual deste ou daquele que quer vender ou comprar, correr ou andar, enriquecer um empobrecer, etc. mas para asseguar a tranquilidade de todos. Analisando bem as questões colocada em alguns comentários, podemos perceber claramente o discurso em defesa dos comerciantes. Será que essas pessoas não pensam que ao organizar o trânsito não se está visando acabar com comércio nenhum. Que conversa é essa de dizer que Apodi vai virar um caos porque vai obedecer às leis do trânsito? Isso chega a ser até engraçado, porque na minha concepção, o caos já exsite e é vivido exatamente no trânsito. Será que a pessoa que tem dinheiro para comprar uma moto do ano, não tem com que mantê-la regular e se habilitar para conduzi-la?
Na minha opinião, essa defesa é inválida. Isso não é argumento para a rejeição à lei e nem à vinda da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Fato mais verídico nesta história é que as pessoas parecem sentir atração pelo que é ilegal. E sentem, verifique-se à Psicologia e também a Bíblia. Psicologicamente e especificamente no que tange ao trânsito: é bom ultrapassar em alta velocidade numa curva ou em qualquer outro estado perigoso porque assim demonstro que sou melhor do que os outros. Infelizmente, na maioria das vezes a única coisa que se consegue nesses casos é morrer e matar, aí demonstramos que somos cada vez mais iguais, com um fim pre-determinado que ninguém é capaz de mudar como é o caso da morte. E falando biblicamente, confirma-se o que a Psicologia diz: o pecado ilude o homem e ele se sente incapaz de enxergar.
Acho, sinceramente que em Apodi não poderia acontecer coisa melhor do que termos uma fiscalização assídua no trânsito. Os apodienses têm que agradecer a Deus, porque parece que foi ele quem nos enviou o Capítão Carvalho e colocou boa vontade em toda a sua equipe para trabalhar em prol da nossa segurança. Nunca, em tempo nenhum se ouviu falar de um profissional da polícia, seja ela Militar ou Civil, que tenha se colocado a serviço do povo, se precoupado em discutir junto à população sobre segurança como este cidadão que está à frente da nossa Companhia Militar. Sei, e acredito que junto comigo estejam outras pessoas que pensam no melhor para uma sociedade já tão sofrida quanto a nossa, que é viável sim, a vinda da PRF.

Nenhum comentário: